Juventude Mariana Vicentina - Olival Basto

Juventude
A Juventude Mariana Vicentina (JMV) é um movimento juvenil que tem por objectivo acompanhar o jovem cristão no crescimento da sua fé até à maturidade cristã, levando-o a viver comunitariamente a fé inspiradora nos testemunhos de Maria e Vicente de Paulo.

Sendo um movimento de leigos composto e orientado por leigos, ser JMV é um modo de ser cristão hoje, na Igreja rejuvenescida e enriquecida pela diversidade dos carismas que o Espírito Santo vai suscitando através dos tempos. A JMV tem como base quatro carismas: Eclesiástico, Mariano, Missionário e Vicentino. O carisma eclesiástico reflecte-se por ser uma força evangelizadora dentro da Igreja; o Mariano surge do modelo de Maria nos seus diversos aspectos; o Missionário como repto do “Ide e anunciai!” a que Cristo nos desafia diariamente; e o Vicentino pelo trabalho realizado ao estilo de Vicente, no auxílio do pobre e do marginalizado consoante as suas necessidades. Este último carisma faz com que a JMV se integre na Família Vicentina, da qual também fazem parte: os Colaboradores da Missão Vicentina (CMV), as Filhas da Caridade (FC), a Associação Internacional da Caridade (AIC), a Associação da Medalha Milagrosa (AMM), a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) (ou Conferências Vicentinas) e a Congregação da Missão (CM).

Em Portugal, a associação organiza-se por quatro regiões: Norte, Centro, Sul e Madeira. Cada uma das regiões é representada por uma cor, respectivamente: azul, verde, vermelho e amarelo. A unidade básica é o Centro Local inserido na paróquia, do qual o Olival Basto é exemplo. Em cada um dos patamares organizacionais existe um Conselho responsável pela dinamização, formação e animação dos elementos. Em 1830, a Maria expressou um desejo a Catarina de Labouré, uma Filha da Caridade:

"A Santíssima Virgem quer que se funde uma associação de jovens de Maria a quem concederá muitas graças."

O movimento foi iniciado nos colégios parisienses das Filhas da Caridade e a 20 de Junho de 1847 o Papa Pio IX aprovou a associação com o nome de Associação da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem. Actualmente, devido aos esforços das Filhas da Caridade e dos Padres Vicentinos, a JMV encontra-se hoje distribuída pelos 5 continentes, e pode tomar vários nomes: Filhos de Maria, Juventude Mariana, etc. No território nacional, a JMV surge enquanto tal como um renascer da Associação das Filhas de Maria Imaculada no ano de 1985 pela mão do seguinte grupo: Padre Manuel Nóbrega, Padre Carlos Moura, Irmã Conceição Silva, Irmã Fátima Veríssimo, Irmã Maria Adélia Laranjeiro e Irmã Teresa Sobral.

Podem pertencer ao movimento jovens dos 15 aos 30 anos que estejam dispostos a comprometerem-se com a vivência cristã em comunidade, de serviço ao pobre e de colaboração social e eclesial. O grupo está sempre de braços abertos a novos elementos. Em cada região há um encontro anual e o ano de actividades culmina com o Encontro Nacional, normalmente em Felgueiras. Existem também actividades específicas das regiões. No caso da região Sul, à qual o Olival Basto pertence, há uma Oração Mariana, o Acantonamento e o Sub 16, para além de Campos de Voluntariado e Missão onde os jovens, durante os seus tempos de férias, podem colocar-se ao serviço dos outros.

Contactos: