Logótipo CSPPSA

22 de Maio de 2011 - Dia Paroquial do Doente

A comunidade paroquial celebrou, como já vem sendo habitual, o dia dedicado de modo especial aos doentes e mais idosos da paróquia. Foi no domingo, 22 de Maio.

Nas várias celebrações eucarísticas foi feita referência e rezou-se pelos doentes da comunidade. À tarde realizou-se um convívio no Centro Paroquial com todos os doentes e idosos que puderam participar. Eram cerca de 70, muitos deles a precisar de algum apoio. Através da música, da encenação e de momentos de diversão, foi possível colorir de alegria a vida dos presentes.

De realçar o espírito de entreajuda e apoio que, escuteiros, voluntários da comunidade - nomeadamente as visitadoras de doentes - e alguns jovens da paróquia quiseram prestar, deixando talvez outros programas de lazer pessoal para se dedicar aqueles para quem basta um sorriso e uma mão acolhedora para se sentirem felizes. O sorriso estampado no rosto de quase todos os doentes e idosos não passaram despercebidos.

Para esses poucos jovens do grupo de jovens da comunidade vai o reconhecimento público que me foi transmitido e que fiquei incumbido, pelos doentes e idosos, de publicar. Na verdade, uma coisa são as belas ideias - e que abundam por aí -, mas o que mais conta são as acções concretas. A presença na acção concreta é que diz quem somos e não tanto as ideias e fazer o que bem agrada e apetece ao ego.

Tivemos todos uma bela oportunidade para acolher, dinamizar e rezar com aqueles que valorizam de sobremaneira pequenos gestos cheios de amizade. O certo é que alguns, entre jovens e adultos, se disponibilizaram e não foi tempo perdido.

Pode consultar-se nesta ligação alguns momentos desse dia.

Foi um dia de comunidade bem significativo e belo. Bem haja a todos.

Padre Luis




20 de Maio de 2011 - DIA DA FAMÍLIA NO CENTRO SOCIAL

No dia 20 de Maio, ao fim da tarde, o Centro Social promoveu o 'dia da família', cujo intuito e objectivo foi congregar todos os membros envolvidos na educação das crianças que frequentam o Centro. Foi um encontro que se iniciou com uma reflexão sobre o tema da família, numa perspectiva dos valores básicos, sobressaindo a dimensão da educação como uma aprendizagem a saber 'ver' e 'ler' tudo o que envolve a criança, sendo certo que se a escola está preparada para a sabedoria das 'habilidades', é na família que se propõe e ensina para a sabedoria das 'sensibilidades'.

De seguida, juntando pais, filhos, avós, netos, irmãos, valorizou-se a dimensão do jogo familiar. Este foi um momento deveras agradável pela interacção gerada entre os membros das famílias. Concluiu-se com um pequeno convívio, que incluiu uma partilha da mesa. Eis uma feliz iniciativa preparada pelas educadores e auxiliares da nossa instituição e que teve uma boa adesão de muitas famílias.

Pode consultar-se nesta ligação alguns momentos dessa tarde.