Linhas de Acção
De acordo com os estatutos o objectivo fundamental do Centro é colaborar com a família e a sociedade civil na promoção e dignificação da pessoa humana, sem qualquer exclusão e numa atitude de profundo respeito pela sua personalidade, num clima de paz, liberdade e responsabilidade, tendo por referência a pessoa de Jesus Cristo.
O Centro orienta a sua acção à luz da Doutrina Social da Igreja, tendo em conta designadamente os seguintes princípios:
- O respeito pela dignidade da pessoa e o dever de contribuir para o seu desenvolvimento moral, espiritual, cultural e social;
- O fortalecimento do sentido comunitário, de modo a que os indivíduos, as famílias e os demais grupos da Paróquia, empenhando-se num trabalho em comum, se tornem promotores da sua própria valorização;
- A criação de estruturas de comunicação da mensagem cristã, da partilha de bens e da ajuda mútua estendida a todos os demais carenciados, mobilizando para o efeito os indispensáveis recursos humanos e materiais.
Missão, Visão e Valores
- Missão: Colaborar com a família e a sociedade civil na promoção e dignificação da pessoa humana, sob a orientação da doutrina social da Igreja tendo como modelo a Pessoa de Jesus Cristo.
- Visão: Ser uma referência na comunidade de modo a responder as necessidades das famílias e das pessoas, baseando a sua intervenção na melhoria continua, elevando a qualidade dos serviços prestados.
- Valores: Dignidade, respeito, ética, responsabilidade Social, entreajuda, tolerância e de solidariedade.
Caracterização Sóciocultural das Famílias
A análise das características das famílias das quais provêem as crianças que frequentam a instituição, revela perfis sociais e culturais diferenciados, caracterizada pela diversidade social das crianças, sendo esta o reflexo da população que habita esta área.
Como IPSS, a instituição dá apoio a grupos sociais mais carenciados não deixando, contudo, de receber crianças de outras condições sociais.
Esta heterogeneidade é factor de união e não de separação das crianças, contribuindo desta forma para todo o seu processo de socialização.
Assim, nesta instituição, a diversidade de crianças é a seguinte:
| Grupo étnico/nacionalidade | Nº de crianças |

